TSD System – Defesa Pessoal (BR)

TSD System – Defesa Pessoal

 

O Sistema TSD (Taijiquan Self Defense System) é um sistema de autodefesa muito prático, cujas características são baseadas nos princípios fundamentais do Tai Chi Chuan.

A importância primária vem do aspeto mental, pois o movimento conectado e sensível é o protagonista nos elaborados esquemas que visam melhorar a qualidade de luta do estudante. É um sistema simples, eficaz e realista, com um programa dividido em três níveis, porém a obtenção de um bom conhecimento dos três níveis está relacionada mais à qualidade do programa em si do que à vastidão do mesmo. Em geral, os cursos do sistema TSD são planejados assim: dinâmicas de golpes dados com várias partes do corpo, exercícios para aumentar a sensibilidade, movimentos de deslocamento e evasão, esquemas simples de proteção, elementos de luta no chão, articulações em alavanca e estrangulamentos. Tal sistema pode ser atraente para: aqueles que nunca praticaram artes marciais, mas querem embarcar em um caminho sério de autodefesa, aqueles que já praticam alguma outra arte marcial ou sistema de autodefesa, mas querem analisar características específicas do Tai Chi Chuan, bem como para praticantes de Tai Chi Chuan que, frequentemente, além das formas e de alguns “esquemas” de tui shou, não têm a oportunidade de aprofundar o aspecto da autodefesa que tradicionalmente tornava temível essa arte.

O trabalho no Sistema TSD leva em consideração a aplicabilidade das técnicas, que devem ser executadas da maneira mais eficaz possível e sem exclusões. Além disso, diferentemente do treinamento esportivo, no qual o atleta deve enfrentar combates que duram um certo tempo, o Sistema TSD prepara o aluno para enfrentar combates de somente alguns segundos.